terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Carta aberta aos turistas do Caminho Verde - Cabo Frio - RJ

Caro Turista,

Você, sua família e amigos são bem vindos ao nosso paraíso!



Vocês chegaram ao Caminho Verde, por onde se chega ao Parque Estadual da Costa do Sol, ao parque Municipal da Boca da Barra, à APA do Pau Brasil. Por aqui também se chega à Ilha do Japonês, à Praia Brava, se acessa inúmeras trilhas e o Canal Itajuru. No final da Av. dos Pescadores há uma rampa de acesso ao Canal e Lagoa das Lulas, onde várias espécies de aves marinhas – Garças, Gaivotas, Colhereiros, Mergulhão, entre outros, se alimentam dos crustáceos que colorem os decks e o fundo arenoso da lagoa. 

Na praça do bairro, o que parece “mato” é na verdade um conjunto de plantas nativas como a Ipoméia e a Salicorne, uma iguaria muito apreciada como tempero pelos europeus,  mas ainda desconhecida por aqui. Há também a Aroeira, que produz a deliciosa pimenta rosa que está protegida pela legislação.  Os Quero-quero fazem seus ninhos no chão, no meio da vegetação e ficam muito bravos quando se sentem ameaçados, dando gritos estridentes. 

Pássaros visitam nossas árvores e nos acordam com seu canto, como o Canarinho, o João de Barro, o Sanhaço, o Bem-te-vi, a Cambaxirra e muitos outros. Há também outros animais silvestres ameaçados: Gambá, Ouriço-cacheiro, Porco-espinho, Morcegos frugíveros, que podem ser vistos pelos mais atentos.  Quase todos com hábitos noturnos, cruzam as ruas em busca de alimento, assim como cães e gatos que também habitam o local. Guaiamus passeiam displicentemente como no tempo em que eram os donos do lugar e às vezes são atropelados. Por isso pedimos sua atenção! Dirija com prudência e em baixa velocidade.

Aprecie o local e sua natureza exuberante!

Divirta-se, mas lembre-se que onde você veio curtir umas férias, há moradores com uma rotina tranqüila e sossegada, que podem sofrer com sua presença desatenta.

Ouça sua música preferida num volume que não ultrapasse os muros de sua casa.

Se for usuário de moto aquática, pilote com segurança e em baixa velocidade. Aqui praticamos esportes não motorizados, com caiaque, canoa havaiana e stand up paddle.  Atravesse nossos canais, mas deixe as manobras radicais para o oceano, pertinho daqui.

Cuide de seu lixo, acondicionando-o em saco plástico bem fechado e não o deixe passar a noite na calçada, para que não seja revirado pelos animais, que podem ainda ferir-se em latas abertas e garrafas quebradas.

Por ser uma área tão importante do ponto de vista ambiental, estamos em contato com a Capitania dos Portos, com o INEA, com as Secretarias de Segurança Pública, de Ordem Pública e do Meio Ambiente, que serão acionados no caso do não cumprimento das regras do bom senso e da boa vizinhança.

Aqui há pousadas e restaurantes para seu desfrute e ateliês de artistas que escolheram viver neste local pelo que ele é e representa no cenário ambiental do planeta!.

Esperamos que vocês tenham uma ótima estadia e que não deixem nada a não ser saudades e pegadas na areia e não levem nada a não ser fotos e a lembrança de bons momentos em harmonia com a natureza e os locais.

Espaço Aroeira e habitantes do Caminho Verde
Espaço Aroeira


















5 comentários:

  1. Ha que se entender e preservar toda essa lindeza!

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso Cris, complementado com as fotos que diz por si só. Parabéns amigas e que venham outras cartas.

    ResponderExcluir
  3. Texto perfeito, fotos lindas. Tudo combinando. Só falta mesmo a consciência das pessoas também combinarem que preservar é preciso , pois a nossa vida e de todo planeta depende disso.

    ResponderExcluir
  4. Texto perfeito, fotos lindas. Tudo combinando. Só falta mesmo a consciência das pessoas também combinarem que preservar é preciso , pois a nossa vida e de todo planeta depende disso.

    ResponderExcluir
  5. Texto perfeito, fotos lindas. Tudo combinando. Só falta mesmo a consciência das pessoas também combinarem que preservar é preciso , pois a nossa vida e de todo planeta depende disso.

    ResponderExcluir