segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Quem é quem no Caminho Verde!


Formigueiro do Litoral - Macho
Ave símbolo do PECS - Parque Estadual da Costa do Sol
Foto de Sávio Freira Bruno
https://pt.wikipedia.org/wiki/Formigueiro-do-litoral#/media/File:Formicivora_littoralis,_macho.png


Localização do Caminho Verde, Bairro Ogiva - Cabo Frio (imediações do Peró)


Formigueiro do Litoral - Fêmea


    Formigueiro-do-litoral -
    Ave símbolo do Parque Estadual da Costa do Sol
    Ave
    O Formigueiro-do-litoral é uma espécie de ave da família Thamnophilidae. É endémica da Mata Atlântica, e só existe em um pequeno trecho da Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro.

    Nome científico: Formicivora littoralis
    Classificação superior: Formicivora
    Classificação: Espécie





    Tiê-sangue
    Ave
    Ramphocelus bresilius, conhecido popularmente como sangue-de-boi, canário-baeta, tapiranga, tié-fogo, tié-piranga, tié-sangue, tié-vermelho e tiê-sangue, É uma ave sul-americana passeriforme da família dos ... Wikipédia
    Nome científico: Ramphocelus bresilius
    Classificação superior: Ramphocelus
    Classificação: Espécie






Quero-quero
Ave
O quero-quero ou abibe-do-sul, também conhecido por tetéu, téu-téu, terém-terém e espanta-boiada, é uma ave da ordem dos Charadriiformes, pertencendo a família dos Charadriidae.
Nome científicoVanellus chilensis
Classificação superiorVanellus
ClassificaçãoEspécie


Coruja-buraqueira
Ave
A coruja-buraqueira, também chamada caburé-do-campo, coruja-do-campo, coruja-mineira, corujinha-buraqueira, corujinha-do-buraco, guedé, urucuera, urucureia e urucuriá, recebe o nome de "buraqueira" por viver em buracos cavados no solo. 
Nome científicoAthene cunicularia
Classificação superiorAthene
ClassificaçãoEspécie



Colhereiro
Ave
Colhereiro é o nome comum a várias aves ciconiformes da família Threskiornithidae, que também inclui os íbis. Essa ave é conhecida pelo gênero Platalea e se distribui por várias espécies. O colhereiro é uma ave pernalta de pescoço longo. 
Nome científicoPlataleinae
Classificação superiorThreskiornithidae
ClassificaçãoSubfamília



Garça-branca-grande
Ave
A garça-branca-grande, também conhecida apenas como garça-branca, é uma ave da ordem Pelecaniformes. É uma garça de vasta distribuição e pode ser encontrada em todo o Brasil
Nome científicoArdea alba
Classificação superiorArdea
ClassificaçãoEspécie
Peso0,7 – 1,5 kg (Adulto)
Largura das Asas1,3 – 1,7 m (Adulto)



Garça-azul
Ave
A garça-azul é uma garça encontrada do Sul dos Estados Unidos, Sul do Brasil e Uruguai, em lamaçais do litoral. Chega a medir até 52 cm de comprimento, plumagem cinzento-azulada com cabeça e pescoço violáceos, bico, tarso e dedos anegrados.
Nome científicoEgretta caerulea
Classificação superiorEgretta
ClassificaçãoEspécie



Gaivota
Ave
As gaivotas, também chamadas atis, são aves marinhas da família Laridae e sub-ordem Lari. São próximas das gaivinas e estão mais distantes das limícolas, airos e rabos-de-palha. A maior parte das gaivotas pertence ao grande género Larus. 




Cambaxirra ou Corruíra

O Corruira é uma ave passeriforme da família Troglodytidae. Possui diversos nomes populares, tais como: correte, maria judia (Pará), currila, cambaxirra, garrincha (Minas Gerais e Maranhão), cutipuruí (Pará, Amazonas), rouxinol (Ceará, Pernambuco e Paraíba), corruíra-de-casa, carriça, garriça, curuíra, coroíra, curreca (Santa Catarina) e carruíra (Rio Grande do Sul).

Quase inconfundível, ao menos em ambientes alterados pelo homem, pois as outras espécies brasileiras da família Troglodytidae são típicas de ambientes florestais ou restritas a habitats muito específicos.

Até recentemente a espécie Troglodytes aedon tinha sua distribuição registrada em todo o continente americano, exceto acima do Círculo Polar Ártico, no entanto após uma série de estudos, as populações ao sul do México passaram a ser consideradas como uma espécie distinta, renomeada como Troglodytes musculus. A mudança no nome científico não mudou em nada a popularidade desta ave já muito conhecida em nosso país.

Muito comum, ocorre virtualmente em todos os habitats abertos e semi-abertos, aparecendo rapidamente em clareiras abertas em regiões florestadas. Habita também os arredores de casas e jardins, inclusive no centro de cidades, e ocupa ilhas na costa marítima, cerrados, a caatinga, borda de matas e margens de banhados.

Nome Científico
Seu nome científico significa: do (grego) Troglodytes = aquele que mora em cavernas; (latim) musculus diminutivo de mus = pequeno rato; camundongo.⇒ Pequeno rato que habita as cavernas.
Características
Mede 12 centímetros de comprimento. Seu canto trinado, alegre e melodioso, é ouvido principalmente no começo da manhã. Enquanto ela se move sobre construções ou na vegetação, emite sem parar um crét crét, rouco e baixo. Bem pequena, pode ser escondida na palma da mão. É parente do famoso uirapuru, considerado por muitos como a ave brasileira que tem o canto mais bonito. Também a corruíra é grande cantadora




Bem-te-vi
Ave
O bem-te-vi ou grande-kiskadi é uma ave passeriforme da família dos tiranídeos de nome científico Pitangus sulphuratus. A espécie é, ainda, conhecida pelos índios como pituã, pitaguá ou puintaguá.
Nome científicoPitangus sulphuratus
Classificação superiorPitangus
ClassificaçãoEspécie


João-de-barro
O joão-de-barro ou forneiro (Furnarius rufus) é uma ave Passeriforme da família Furnariidae. É conhecido por seu característiconinho de barro em forma de forno (característica compartilhada com muitas espécies dessa família). É a ave símbolo da Argentina, onde é chamado de hornero ("Ave de la Patria" - desde 1928).



Lavadeira-mascarada
Ave
A lavadeira, também conhecida como noivinha, é uma espécie de pássaro sul-americana pertencente a família dos tiranídeos. O seu habitat é, preferencialmente, junto a rios ou lagoas. Vem frequentemente ao chão, mesmo barrento, em busca de alimento.
Nome científicoFluvicola nengeta
Classificação superiorFluvicola
ClassificaçãoEspécie



Sanhaço-do-coqueiro
Ave
Thraupis palmarum, vulgarmente chamado de sanhaço-de-coqueiro, sanhaço-pardo e sanhaçu-verde, é um endêmico pássaro traupídeo latino-americano, pertencente à família dos tiês.
Nome científicoThraupis palmarum
Classificação superiorThraupis
ClassificaçãoEspécie



Sanhaço-cinzento

O sanhaço-cinzento [Tangara sayaca (Linnaeus, 1766)], também conhecido como sanhaço-do-mamoeiro,é um pássaro da família Thraupidae, nativo da Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai.


Canário
Ave
O canário, também conhecido como canário-do-reino ou, popularmente, canarinho é um pequeno pássaro canoro, membro da família Fringillidae. Este pássaro é originário dos Açores, da ilha da Madeira e das ilhas Canárias.
Nome científicoSerinus canaria
Expectativa de VidaMacho: 10 anos (Cativeiro)
Número de Ovos3 – 4
Classificação superiorSerinus
ClassificaçãoEspécie
Peso8,4 – 24 g
Estado de ConservaçãoPouco preocupante (Estável)





    Beija-flor
    Ave
    O beija-flor, também conhecido como colibri, cuitelo, chupa-flor, pica-flor, chupa-mel, binga, guanambi, guinumbi, guainumbi, guanumbi e mainoĩ, é uma ave da família Trochilidae e inclui 108 gêneros. Existem 322 espécies conhecidas.
    Nome científicoTrochilidae
    Expectativa de Vida5 anos
    PesoMellisuga helenae: 1,6 – 2 g
    ClassificaçãoFamília
    Classificação superiorApodiformes
    Número de OvosMellisuga helenae



Gambá
Animal
O gambá ou opossum é um mamífero marsupial que habita desde o sul dos Estados Unidos até a América do Sul. É um dos maiores marsupiais da família dos didelfídeos. Pertence ao gênero Didelphis. São onívoros.
Nome científicoDidelphis
Classificação superiorDidelphinae
ClassificaçãoGênero
PesoDidelphis virginiana: 0,8 – 6,4 kg
Expectativa de VidaDidelphis virginiana: 4 anos, Gambá-comum: 2 anos
Comprimento da CaudaDidelphis virginiana: 22 – 47 cm, Gambá-comum: 61 cm




OURIÇO-CACHEIRO (COENDOU PREHENSILIS)
OURIÇO-CACHEIRO (COENDOU PREHENSILIS)
18/02/2014 • por Passarinhóloga • em Mamíferos
O ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis) é um roedor de hábitos arborícolas. Daí a importância de sua cauda preênsil, que lhe dá o nome científico. Os espinhos são pelos modificados, muito rígidos, que conferem grande defesa contra os predadores. Na zona rural não é raro encontrar cães com a cabeça coberta de espinhos. Mais ativo a noite, ele passa o dia descansando na copa das árvores.
Nome em inglês: Brazilian porcupine (porco-espinho brasileiro)
Ordem: Rodentia
Família: Erethizontidae
Tamanho: 30-60 cm (2 a 5 kg)
Dimorfismo sexual: não
Alimentação: sementes, frutos, raízes
Habitat: florestas tropicais e subtropicais
Pode ser confundido com: difícil de confundir


Morcego
O morcego é um animal mamífero da ordem Chiroptera cujos membros superiores (braços e mãos) têm formato de asasmembranosas, tornando-os únicos mamíferos naturalmente capazes de voar. No Brasil, o morcego pode ser raramente chamado pelos seus nomes indígenas andirá ou guandir .
Tradicionalmente, divide-se os quirópteros em morcegos propriamente ditos (subordem Microchiroptera) e raposas-voadoras (subordem Megachiroptera). Representam um quarto de toda as espécies de mamíferos do mundo. São pelo menos 1 116 espécies, que possuem uma enorme variedade de formas e tamanhos, podem ter uma envergadura de cinco centímetros a dois metros, uma enorme capacidade de adaptação a quase qualquer ambiente (só não ocorrem nos polos) e uma ampla diversidade de hábitos alimentares.
Os morcegos têm a dieta mais variada entre os mamíferos, pois podem comer frutos, sementes, folhas, néctar, pólen, artrópodes, pequenos vertebrados, peixes e sangu . Cerca de 70% dos morcegos são insetívoros, alimentando-se de insetos, sendo praticamente todo o restante frugívoros, ou seja, alimentam-se de frutas. Somente três espécies se alimentam exclusivamente desangue: são os chamados morcegos hematófagos ou vampiros, encontrados apenas na América Latina. Dessa maneira, morcegos contribuem substancialmente para a estrutura e dinâmica dos ecossistema , pois atuam como polinizadores, dispersores desementes, predadores de insetos (incluindo pragas agrícolas), fornecedores de nutrientes em cavernas e vetores de doenças silvestres, dentre outras funções. Possuem ainda o extraordinário sentido da ecolocalização (biossonar ou orientação por ecos), que utilizam para orientação, busca de alimento e comunicação.


Aroeira
Planta
Aroeira ou arrueira é o nome popular de várias espécies de árvores da família Anacardiaceae. Destacam-se entre elas: Astronium fraxinifolium Schott & Spreng. - aroeira-do-campo, aroeira-vermelha, gonçalo-alves, nativa dos cerrados do Brasil central. 

Como tempero, é conhecida como Pimenta Rosa (Poivre Rose)



Salicornia
Planta
Salicornia é um gênero botânico da família Amaranthaceae. Conhecida por "sal verde" a salicórnia pode ser um ótimo substituto do sal, aplicada em saladas frescas, ou mesmo cozinhada.
Nome científicoSalicornia
Classificação superiorSalicornioideae
ClassificaçãoGênero
Classificações inferiores
Salicornia europaea
Salicornia bigelovii
(o sal verde)






    Ipomoea (Ipoméia)
    Planta
    Ipomoea é o maior género botânico da família Convolvulaceae, com mais de 500 espécies. As espécies de Ipomoea são pequenas árvores, lianas, plantas arbustivas ou herbáceas, anuais ou perenes, que ocorrem nas regiões tropicais e sub-tropicais.

    Nome científico: Ipomoea
    Classificação superior: Convolvulaceae
    Classificação: Gênero




Guaiamu
O guaiamu (Cardisoma guanhumi) é um caranguejo da família dos gecarcinídeos. Esse crustáceo pode ser encontrado deste o estado da Flórida, nos Estados Unidos, até a Região Sudeste do Brasil, quase sempre em locais entre o manguezal lamacento e a área de transição entre este e a mata, normalmente são terrenos arenosos e úmidos.
No Brasil, tal crustáceo está ameaçado de extinção em várias partes de seu território, sobretudo devido a caça predatória e a destruição do seu habitat. Em virtude disso, várias atitudes governamentais vêm sendo tomadas, o que inclui a criação de área protegidas e a adoção da prática do período de defeso.


Aratu-vermelho
O aratu-vermelho (Goniopsis cruentata, Latreille, 1803) é uma espécie de caranguejo de porte médio, carapaça escura e coloração vermelha nas patas com pequenas manchas brancas, pertencente ao gênero Goniopsis. Habita o Atlântico Ocidental, o que incluiBermudas, Flórida, Golfo do México, Antilhas, Guianas e Brasil (no arquipélago de Fernando de Noronha, e do Pará até Santa Catarina), num padrão de distribuição contínuo. Alimenta-se de animais em decomposição, frutas e plantas do manguezal.
No Brasil, recebe também os nomes de aratu, aratu-do-mangue (na Região Nordeste do Brasil) e maria-mulata (na Região Sudeste do Brasil).

Fonte das informações: Wikipédia



Guarda Marítima
A Guarda Marítima e Ambiental (GMA) está subordinada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), que desenvolve políticas que promovam a proteção ao cidadão, com o objetivo de organizar e ampliar a capacidade de defesa da população, planejando e executando ações voltadas para a segurança da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário