segunda-feira, 12 de junho de 2017

Hélio Leites - O significador de insignificâncias

O Significador de Insignificâncias, como magistralmente definiu Paulo Leminski o nosso querido artista Helio Leites, de Curitiba. Hélio está para as artes visuais assim como Manoel de Barros está para a poesia e as palavras.

Um artista mais que especial, uma pessoa como poucas. Um amigo querido, que tive a honra e o privilégio de hospedar por alguns dias em minha casa no Rio de Janeiro e onde pude, privando de sua companhia, ver como cria este artista, que vai transformando tudo o que passaria despercebido aos olhos comuns em peças de arte, que ganham vida e história enquanto vão sendo criadas.
Em poucas horas o quarto de hóspedes transformou-se em atelier e  ali nasceram incríveis pecinhas, como Hélio chama carinhosamente suas obras.




O artista com seu livro. Um belo livro objeto que permite que tenhamos junto da gente um pouco desse cara incrível e suas peças maravilhosas




Hélio e seu Teatro Minimelista do Botão

Ele abre as cortinas e você escolhe uma caixinha de fósforos. Ele abre a caixinha e apresenta a peça, que pode ser Shakespeare ou algum anônimo. Tudo se move, em miniatura. E ao final, Hélio passa o chapéu. Bem pequenino, mas que se torna um saco quase sem fundo, ao toque genial do artista performer.



O cabelo do Hélio é uma obra à parte! Com ele Hélio conta histórias e filosofa sobre a vida e o mundo


Os bonés do Hélio são incríveis. Cada qual um espetáculo teatral, que se desenrola sobre a aba e nos deixa boquiabertos com a engenhosidade, humor e talento que se derrama junto com suas palavras











Hélio tem uma barraca na feirinha de Curitiba. Suas peças estão à venda e todas teem histórias incríveis!


Seus trabalhos são tecidos com sonhos e nuvens, às vezes lágrimas de fadas, imaginação e delicadeza. 









Santa Helena Kolody

Hoje ela completa 100 anos. Como as abelhas, ela foi embora mas deixou o ferrão. Foram 100 anos da mais completa aula de delicadezas. Com ela acordamos para milagres cotidianos.  Com ela aprendemos a pulsar no compasso da natureza. Jamais o silêncio de um lápis ecoou tão barulhento nas folhas de um humilde caderninho. Seu "riozinho " desceu da montanha e nos deu , em exato, a sede dele. Tentou "consolar a água prisioneira " da "cisterna" com o "balé suave da avencas". Inundou de luz a s pãginas brancas dos livros. Libertou as palavras e convocou-as a sairem do papel e voarem " feito pássaros ", pra dentro de nossos corações. Acordou o "diamante no coração da montanha ", para que tivéssemos , em eterno , ela como jóia de família. Quis mostrar a gotícula de orvalho presa na teia de aranha, mas "rebrilhando como estrela". E convidou-nos ao "perdão" através da "solicita mão que espalha sem medidas estrelas pelas noites escuras de outras vidas, e tira da alma alheia, o espinho que magôa." Raio de luz, a Xamã da tribo nos legou essa herança, daí essa flanelinha amarela de supermercado dando lustro no seu bronze, para iluminar a todos.

texto e instalação de Helio Leites, foto de Gil Giardelli






Hélio é amigo, fã e parceiro de poesia e estrada de Efigênia Ramos Rolim.
Dois artistas que você pode encontrar em Curitiba

Pessoas que fazem da vida um presente para o mundo!

Obrigada, Hélio, por sua sã existência nesse mundo louco!


Todas as fotos foram capturadas do facebook do artista. https://www.facebook.com/hl.leites?lst=660557725%3A100003924349216%3A1497315538





Assista agora o Significador de Insignificâncias e conheça um pouco mais dessa pessoa incrível!



De Fernando Severo
Publicado em 9 de nov de 2016
Documentário sobre o multiartista Hélio Leites, que une artes plásticas, poesia e performance para criar ações minimalistas de intervenção urbana. Chamado pelo poeta Paulo Leminski de "Significador de insignificâncias", Hélio recicla materiais destinados ao lixo e constrói com eles um universo próprio repleto de novos significados.

Premiações:
Melhor Filme de Temática Ambiental no 1º Festival de Cinema de Três Passos

Melhor Documentário no III FESTCINE Pinhais

Seleções:
Brasilianisches Filmfestival 2015, Saarbrücken (Alemanha)
10º Curta Ourinhos
VI CineCreed (Recife)
10º CineFest Votorantim
Festival Internacional da Bienal de Curitiba 2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário