segunda-feira, 12 de junho de 2017

O Homem Capitalista, A História das Coisas e um pouco mais...


Essa animação indigesta de Steve Cutts (Man) causa arrepios e náuseas. Tocando o dedo na ferida, aponta o estrago que o sistema capitalista vem fazendo no planeta, no seu empenho pela acumulação de riquezas nas mãos de umas poucas empresas e seus acionistas.

Pra pensar no modelo que está aí e nas nossas escolhas. Será que precisamos mesmo de tantas coisas, tantos objetos? Sabemos o real preço e o custo ambiental exigido na produção desses bens de consumo?



Agora, algumas das marcas e empresas que fazem parte de nosso dia a dia

São as 10 empresas que controlam (quase) tudo que nós consomimos




Comidas, bebidas, produtos de higiene e limpeza... 

A propaganda nos impinge produtos que estão causando doenças, poluindo o planeta, escravizando pessoas em relações trabalhistas absurdas.
A indústria alimentícia de mãos dadas com a indústria da doença, digo, dos remédios e exames que enriquecem cada dia mais os donos do mundo.

Será que estão preocupados com nossa saúde e  a saúde do planeta?

Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/3039677/empresas-que-controlam-quase-tudo-que-voce-consome


Junto com isso, penso na letra de Podres Poderes, de Caetano, que ajuda a gente a refletir sobre todo esse engodo no qual estamos metidos... essa louca sociedade contemporânea.
Quem são esses homens que dominam o mundo?

Podres Poderes - Caetano Veloso

Enquanto os homens exercem seus podres poderes Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos E perdem os verdes Somos uns boçais 
Queria querer gritar setecentas mil vezes Como são lindos, como são lindos os burgueses E os japoneses Mas tudo é muito mais 
Será que nunca faremos se não confirmar A incompetência da América Católica Que sempre precisará de ridículos tiranos? Será será que será que será que será Será que essa minha estúpida retórica Terá que soar, terá que se ouvir Por mais zil anos? 
Enquanto os homens exercem seus podres poderes Índios e padres e bichas, negros e mulheres E adolescentes Fazem o carnaval 
Queria querer cantar afinado com eles Silenciar em respeito ao seu transe, num êxtase Ser indecente mas tudo é muito mau Ou então cada paisano e cada capataz Com sua burrice fará jorrar sangue demais Nos pantanais, nas cidades, caatingas E nos gerais? 
Será que apenas os hermetismos pascoais Os tons os mil tons, seus sons e seus dons geniais Nos salvam, nos salvarão dessas trevas E nada mais? 
Enquanto os homens exercem seus podres poderes Morrer e matar de fome, de raiva e de sede São tantas vezes gestos naturais Eu quero aproximar o meu cantar vagabundo Daqueles que velam pela alegria do mundo Indo mais fundo Tins e bens e tais

E pra trazer ainda mais elementos para nossa reflexão, vai um filme emblemático e esclarecedor

Neste filme, A História das Coisas (The Story of Stuff - com Annie Leonard), ficamos sabendo como funciona essa estrutura, essa cadeia de produção (e destruição).



E agora, o que você vai fazer com essas informações?
Já pensou que você e cada um de nós pode fazer a diferença?

Repense suas escolhas...
Você precisa mesmo comprar mais um sapato, uma bolsa, um celular?

Compre de produtores locais
Ande de bicicleta ou caminhe
Consuma menos
Faça você mesmo






Nenhum comentário:

Postar um comentário