sábado, 10 de junho de 2017

Ricardo Sepúlveda - Um artista genial



Este é Ricardo Sepúlveda, um chileno que vive há anos no Brasil, morando em Cabo Frio, onde tem seu atelier e realiza suas ciações. Seu mais recente trabalho são as mandalas de papel, que estão em exposição no Cereall Gourmet, um restaurante vegetariano e vegano muito especial.




Detalhe da Mandala de Mandalas


O artista e eu na inauguração. (O foco... bem... importante mesmo foi o momento!)



Quarta-feira, 5 de julho, às 18h, a mostra “Mandalas” do artista plástico Ricardo Sepúlveda foi inaugurada no Espaço Cultural Cereall Gourmet, onde ficará aberta ao público até o dia 31 deste mês, das 9h às 19h, de segunda a sábado. A entrada é franca.
 

“Não sei exatamente quando adquiri o gosto por fazer mandalas; mas tenho certeza que meu interesse cresceu muito depois de ter feito, há alguns anos, o curso de Leitura Vibracional com Sandra Luz”

Nascido no Chile em 1941, a trajetória existencial de Ricardo passou pela Noruega, Estados Unidos, Espanha e Alemanha, até fixar-se em Cabo Frio onde reside atualmente. Já no Brasil, em 1979 ingressou na icônica Escola de Artes Visuais do Parque Laje, no Rio de Janeiro; fez oficinas de desenho com Roberto Magalhães, Astrea El-Jaik e Rubens Gershman; escultura com Haroldo Barroso, João Grilló, e Jaime Sampaio; e fotografia com Annie Moffit.
Com expressiva participação em mostras coletivas e individuais no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, entre outras cidades, Ricardo se destaca pela originalidade de suas obras e o esmero de seu inspirado trabalho, frutos da sua formação artística com renomados mestres que moldaram a sua versatilidade criativa. Em setembro de 2016 inaugurou a Exposição “Entre Tubarões e Embarcações”, no MART – Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, com esculturas criadas por elaborados recortes em folhas de papel Kraft.

“Para a primeira serie usei, como imagens, fotos de tampinhas de garrafas por mim recicladas, que acredito foram minhas primeiras mandalas metálicas; pequenas, mas com alto simbolismo e comunicabilidade no mundo contemporâneo

Agora, em mais uma fase, volta-se para a ‘mandala’, palavra sânscrita que significa ‘círculo’, símbolo de integração, harmonia e concentração de energia. Ricardo está em boa companhia. O psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung, fundador da psicologia analítica, também se sentiu atraído pelas mandalas, cujo simbolismo estudou e descreveu em importantes trabalhos. 


*Evento gratuito*
Contribuição de 2 kg de alimentos não perecíveis para o GAI – Grupo de Apoio aos Idosos de Cabo Frio.
Espaço Cultural Cereall Gourmet
Rua José Bonifácio, 28, Centro, Cabo Frio
fonte: http://revistainfoco.com.br/2017/07/03/exposicao-de-mandalas-de-ricardo-sepulveda-em-cabo-frio/
(em 06/07/17)






 As imagens são criadas a partir de apropriações de outro trabalho do artista, feito  com chapinhas, vistas como módulos ou múltiplos, transformadas com  cortes e dobras.




Cortes e dobras também são questões no trabalho feito sobre cartão







Ricardo é mestre na transformação do plano, criando curvas e volumes que podem flutuar no espaço, como os tubarões que recentemente invadiram o MART em Cabo Frio, numa exposição fantástica



Ricardo com Liana Turrini, que produziu a exposição e Aline Cadaxo, museóloga do MART

Mas Ricardo vai além.
Seus tubarões e peixes dialogam com embarcações Vikings, também feitas de papel





E das miniaturas para o mundo real, em canoas projetadas por ele, que você pode remar e navegar pelas águas abrigadas dos canais de Cabo Frio!


Esta Canoak 14, por acaso é minha, um  espetáculo de canoa!!






Ricardo Sepúlveda, meu amigo, um artista e criador genial!!

Parabéns, Ricardo!


https://www.facebook.com/ricardo.sepulveda.9678

  • (22) 99288-3862


Fotos do acervo do artista

Nenhum comentário:

Postar um comentário