quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Terrários de Suculentas e Maravilhas que Voam no Projeto Turma do Sítio

Seguimos com o programa de oficinas no Projeto Turma do Sítio. Foi uma vivência especial a de construção de terrários de suculentas. Reaproveitando panelas de barro - algumas ganharam cores - que estavam num depósito da instituição, o grupo descobriu e se encantou com as suculentas, que já compunham um belo jardim quase secreto dentro do sítio. A manhã terminou e ninguém queria parar!
Sucesso absoluto!

Aos poucos a gente vai descobrindo como "tocar as pessoas" e o que desperta sua curiosidade, interesse e imaginação!

Aconteceu em novembro de 2017


































































































A inspiração para esta oficina veio dos maravilhosos jardins zen

Significados dos elementos do jardim zen:

- "O jardim zen pretende reproduzir a natureza em seus aspectos essenciais dentro de um espaço reduzido, criado pelo homem. Também representa de forma abstrata a essência da natureza e do universo e sua função é servir de espaço de meditação e contemplação. Nos seus elementos mínimos, é possível reconhecermos o sentido da vida; esta compreensão é o que nos traz calma e paz de espírito. O jardim zen autêntico, o jardim seco, contém apenas areia, cascalho e pedras. Com o passar do tempo, o jardim zen tem sofrido adaptações e incorporado novos elementos, mas sem perder a sua função tradicional e primordial de inspirar a reflexão e a contemplação. Você pode criar a sua própria versão de jardim zen, adotando os elementos que mais expressam a essência da natureza e que permitam uma experiência relaxante de meditação e de compreensão do sentido da vida".

No  jardim zen:

- "O prato terracota: representa o mundo.
- A areia representa a água (mar e rios) e está relacionada à paz e à tranquilidade da mente e do espirito
- As árvores e plantas representam nossos ancestrais, a transitoriedade e a fragilidade da vida; também, as mudanças causadas pelas estações do ano.
- As pedras representam as montanhas, as ilhas; podem representar os obstáculos e os contratempos que enfrentamos ao longo de nossa existência. Não importa o quão grande ou pequeno eles sejam, sempre nos deixam um aprendizado; nada acontece por acaso; simbolizam as experiências e os passos da vida. Usar em número ímpar para dar sorte; usar a “face feliz” das pedras segundo os budistas.
- O ancinho representa o movimento das águas, esses movimentos são comparados à fluidez dos acontecimentos da vida; fora isso, tem a função de transmitir calmaria, tranquilidade e repouso".


fonte: GNT/ mais cor por favor

Em outro sítio ficamos sabendo que
"Tranquilidade, paz e harmonia com a natureza são elementos presentes na cultura do povo oriental. No corre-corre diário, muitas pessoas recorrem a lugares calmos e tranquilos como uma espécie de refúgio. Conhecidos pela serenidade e tranquilidade, os jardins japoneses possuem inúmeros itens que vão além da questão estética, pois há toda uma simbologia e misticismo por trás de cada elemento".

Cascata e lago com carpas:
A cascata não está por acaso, segundo a cultura japonesa, ela significa o ciclo da vida do nascimento à morte. A água simboliza a vida e as carpas a prosperidade. Além disso, a carpa é um peixe que tem a habilidade de nadar contra a correnteza.

Bambu:
De acordo com a tradição, o bambu é um símbolo da força e resistência e persistência. Diante do vento e tempestade ele se enverga, mas não quebra.

Caminho de pedra e Ponte:
O caminho de pedras representa a evolução do ser humano durante a vida e a ponte simboliza a transição do mortal para o sagrado.

Lanternas de pedra:
Conhecidas como Toro, a luminárias simbolizam o clareamento dos caminhos e iluminação da mente para quem caminha pelo jardim.

Plantas e arbustos:
As árvores simbolizam a eternidade. É bastante comum encontrar uma cerejeira, conhecidas como Sakura, sua simboliza a felicidade. O povo japonês vê com muita alegria o momento que as flores de cerejeira florescem e reúnem-se para o Hanami Matsuri (Festival das Flores), que ocorre entre o fim de março à meados de abril.

fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/haus/paisagismo-jardinagem/conheca-o-significado-oculto-dos-jardins-japoneses/


Em nossa oficina, cada um desenvolveu seu projeto usando a própria criatividade. O pessoal deu um show de talento pra essa arte, que, além de tudo, pode ser uma fonte de renda!

Depois de uma manhã tão produtiva, foi a vez da tarde com as Maravilhas que Voam!

(Cá entre nós, o pessoal queria mesmo era continuar fazendo seus terrários)


Sementes aladas podem ter ajudado a plantar nos seres humanos o sonho de voar!
Da terra aos ares, fomos capazes de criar asas e nos lançar na aventura do voo mecânico. Sem asas, criamos aparelhos que nos permitem alcançar as nuvens e "furar" a atmosfera e a estratosfera! Já chegamos à lua! E nossas máquinas sofisticadas andam bisbilhotando o infinito e além!









Com coisas simples, podemos reproduzir o comportamento de algumas sementes que giram ou planam, buscando dar continuidade ao projeto da árvore mãe.




















Criamos assim uma máquina do tempo, onde gente grande vira criança novamente, pelo simples prazer de brincar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário