quinta-feira, 15 de junho de 2017

Acordo de Paris: O mundo atordoado com a posição dos EUA


Protesto contra saída dos EUA do Acordo de Paris, em 02/06/2017 (Fabrizio Bensch/Reuters) http://exame.abril.com.br/mundo/saida-do-acordo-de-paris-pode-ser-um-tiro-no-pe-dos-eua/

Nota conjunta do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério do Meio Ambiente
Mudança do Clima
O governo brasileiro recebeu com profunda preocupação e decepção o anúncio no dia de hoje, 1° de junho, de que o governo norte-americano pretende retirar-se do Acordo de Paris sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e "renegociar" sua reentrada. Preocupa-nos o impacto negativo de tal decisão no diálogo e cooperação multilaterais para o enfrentamento de desafios globais.
O Brasil continua comprometido com o esforço global de combate à mudança do clima e com a implementação do Acordo de Paris. O combate à mudança do clima é processo irreversível, inadiável e compatível com o crescimento econômico, em que se vislumbram oportunidades para promover o desenvolvimento sustentável e para novos ganhos em setores de vanguarda tecnológica. O governo brasileiro continua disposto a trabalhar com todos os Países Partes do Acordo e outros atores na promoção do desenvolvimento sustentável, com baixas emissões de gases de efeito estufa e resiliente aos efeitos adversos da mudança do clima.
O Acordo de Paris estabelece o arcabouço para que as Partes apresentem esforços nacionais refletindo as responsabilidades e capacidades de cada um. O Acordo dá margem para que cada país defina medidas e políticas para regular a emissão de gases de efeito estufa, da forma que melhor atenda a suas circunstâncias domésticas, conciliando o crescimento econômico com a defesa do meio ambiente.

fonte: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/notas-a-imprensa/16393-20170601

Trump declara saída de Paris e revolta mundo

Apesar de esperada, a decisão do presidente americano causou choque e revolta no mundo inteiro. Uma das reações mais veementes veio do presidente do país onde nasceu o acordo do clima. 
O francês Emmanuel Macron fez uma aparição na TV às 23h para criticar fortemente o americano. Chamando a saída de “um erro” e dizendo que os EUA haviam “dado as costas para o mundo”, Macron avisou, falando em nome dos europeus: “Não renegociaremos um acordo menos ambicioso”.
fonte: http://www.observatoriodoclima.eco.br/trump-declara-saida-de-paris-e-revolta-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário